quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Recalculando Rota

Recalculando Rota

Certa vez estávamos em uma viagem, seguindo por um caminho que não conhecíamos. Estávamos sendo guiados por um GPS, aparelho que não conhecíamos muito bem até então. Em um determinado momento, acabamos errando o caminho indicado pelo aparelho e alguns segundos depois veio a frase: Recalculando Rota. O aparelho criou um novo itinerário para nossa viagem, baseado no erro que cometemos.

Isso me fez perceber que o Senhor faz o mesmo conosco em determinadas situações. Ele está nos mostrando o caminho que Ele nos propõe, mas por algum motivo nos desviamos desse caminho e mesmo assim Ele, com Sua infinita misericórdia, recalcula nossa rota.
Mesmo nos desviando do caminho perfeito estabelecido por Ele, nós ainda podemos desfrutar de um novo cálculo de rota feito pelo Senhor, que nos levará ao mesmo destino.
É claro que quando nos desviamos do caminho inicial é inevitável que a nova rota nos conduza por um caminho que talvez leve mais tempo, mas o destino continua sendo o mesmo.
São muitas as formas como nos desviamos do caminho estabelecido pelo Senhor pra nossas vidas: desobediência, imaturidade, orgulho... Mas a forma como Ele refaz nossos caminhos é sempre a mesma: Amor, Misericórdia, Graça, Cuidado.

Olhando pra trás, percebi que esses desvios me fizeram finalizar muito mal alguns capítulos da minha vida e outros sequer foram finalizados.
Em alguns deles, pude voltar e finalizar da maneira correta, em outros não houve a menor possibilidade de fazer isso, restando apenas o arrependimento e a mudança de atitudes. Mas mesmo tendo cometido erros no passado, entendi que ainda posso acertar o caminho que tenho pela frente seguindo na dependência e na obediência ao Senhor.

Outro ponto interessante é que o GPS, além de nos MOSTRAR o caminho, também nos FALA quando e onde devemos virar a direita ou a esquerda, qual a distância que percorreremos, qual o tempo aproximado que levaremos pra percorrer essa rota. Da mesma forma, percebo que o Espírito Santo nos conduz em nossa caminhada nos convencendo do pecado (antes que pequemos), gerando temor, trazendo paz, tudo isso baseado na dependência e obediência ao Senhor.

É claro que também temos a escolha de não seguir as coordenadas do GPS, como já vi muitas pessoas fazerem ligando o GPS, ouvindo as coordenadas, mas preferindo seguir seus próprios caminhos. Em nossa caminhada com o Senhor isso também é possível, até temos a sensibilidade de ouvir as coordenadas, mas temos a escolha de seguir por nossas próprias direções, mesmo que nossa experiência já tenha nos mostrado que nossos caminhos nos trarão decepções.
Ainda há muito a ser dito sobre isso, inclusive com respaldo bíblico, mas tentei ser breve e objetivo.

Que o Senhor gere em nós a mesma dependência que temos de nossos GPS’s quando estamos totalmente perdidos em nossos caminhos.

Dirige os meus passos nos teus caminhos, para que as minhas pegadas não vacilem.
Salmos 17:5

Maurício Rodolpho

3 comentários:

  1. Estou com a minha rota sendo recalculada. Mas feliz por saber e ver a mão de Deus cuidando da minha vida independente dos meus erros. Texto Perfeito!

    ResponderEliminar
  2. também tenho vivido mudanças na minha vida, e confesso que nao tem sido facil. mas preciso crer que Deus sabe de tudo, e que o melhor a fazer é obedecer a sua voz.

    ResponderEliminar
  3. Nossa! Esse texto foi algo que eu já tinha pensado mas sem a previsibilidade com a qual eu o escreveria. A reflexão foi fantástica! Obrigado por ser canal de benção! Fica na paz.

    ResponderEliminar